Divirta-se com as melhores brincadeiras para entreter as crianças em casa!

Certamente as brincadeiras tem a função de afastar o tédio e incentivar a criatividade. Mas não somente, elas estão lado a lado na educação infantil. Para as crianças então, nem se fala! Afinal de contas, é muito bom unir diversão e aprendizado. Os pais, professores e educadores podem fazer isso com intencionalidade, ou seja, incentivar uma vida saudável e divertida através das brincadeiras – afirma a terapeuta Maryele Senna.

É por isso que é tão importante encontrar brincadeiras para fazer com as crianças. Todavia, é importante garantir que sejam divertidas e saudáveis ao mesmo tempo. De fato, existem inúmeras brincadeiras excelentes e que trazem muitos benefícios físicos, mentais e emocionais.

Por exemplo, pode experimentar entre atividades livres e atividades com um propósito específico. Até um passeio passeio no parque, se feito com a intenção de observar, distrair e se alongar por exemplo, pode garantir a diversão. Ou pode experimentar algo um pouco mais direcional – como vamos mostrar a seguir. As opções são infinitas, e há brincadeiras para todos. Então, vamos mergulhar e aprender mais sobre a importância do brincar para as crianças.

Os benefícios das brincadeiras

1. Movimentar o corpo: o corpo é um instrumento pelo qual nós concentramos nossas experiências e vivencias. Através das atividades somos capazes de exprimir as emoções e inteligências.

2. Desenvolver talentos: através de um passatempo a criança desenvolve seus talentos e ideias sobre maneiras de
desenvolver seus interesses pessoais.

3. Criatividade: uma mente ocupada, aprimorar continuamente seu desenvolvimento. Ao observar o mundo à sua volta a criança exigirá do seu cérebro planejamento, esforço e imaginação.

4. Noção de espaço: na brincadeira a criança está ocupando um espaço, portanto, o sentir e situar-se ajudam a criança a se estruturar dentro daquele espaço dado.

5. Desenvolvimento cognitivo: ao brincar a criança adquire um conhecimento, capacidade de analisar, interpretar, compreender e desenvolver seu intelecto. Por isso dizemos que a criança aprende brincando.

6. Afetividade: quando uma criança brinca muitas emoções e sentimentos estão presentes. Na brincadeira ela manifesta desejos, interesses e seus valores e emoções.

7. Psicomotricidade: a criança desempenha suas capacidades básicas, perceptivas, sensoriais e motoras,. Ou seja, favorece uma formação global.

8. Memória e atenção: a criança desenvolve a capacidade de registrar, vigiar, observar e fixar informações.

1. Brincar de escalar

Crianças amam escalar. Elas sempre vão subir em mesas ou qualquer outra lugar em casa que tiverem meia chance! Sabendo dessa necessidade de seu filho de escalar, você pode propor uma brincadeira que você terá controle e garantirá sua segurança.

Para isso você precisará de almofadas ou travesseiros para fazer uma montanha no sofá ou no meio da sala para seu filho escalar.

Uma brincadeira simples e tão cheia de benefícios. Ao subir e saltar, a criança melhora sua força muscular, a coordenação e o equilíbrio corporal. Ao mesmo tempo, você vai estimular o desenvolvimento cerebral através da solução de problemas, por exemplo, como chegar ao topo. Por fim, essa atividade aumenta o senso de aventura e independência do seu filho.

2. Experiências químicas

Com poucos ingredientes você pode explorar o lado cientista do seu filho. A experiência pode ser feita na calçada, no quintal ou na mesa. Certamente, seu filho ou filha vão adorar a experiência!

Para fazer “tinta” por exemplo, misture um frasco pequeno de bicarbonato de sódio, meia xícara de maisena, acrescente gotas de corante alimentício e um pouco de água quente suficiente para diluir a mistura. Vocês poderão produzir diversas cores.

Uma outra forma de experiência química é despejar essa tinta sobre um azulejo. Depois, borrifar o vinagre na tinta. Vocês vão observar que a mistura colorida começa a efervescer.

Essa é uma excelente e divertida maneira de introduzir conhecimentos de química. Além de desenvolver habilidades motoras e conhecimento da mistura de cores. Ah, e não se preocupe porque a sujeira é fácil limpar.

3. Diversão com balão

Essa é sem dúvidas as brincadeiras podem entreter por horas. Afinal, crianças se divertem muito com bexigas de ar. Seja cheia ou por encher. Sendo assim, você pode encher alguns balões e depois bater suavemente num deles
com a palma da mão. Vocês podem jogar uma para o outro e pedir para a criança usar as mãos alternadamente.

Ou mesmo você pode soltar o ar do balão suavemente no rosto da criança e deixar que ela faça o mesmo com você. Outra possibilidade é soltar o ar embaixo d’água cria borbulhas também pode ser engraçado.

Viu só!? Com apenas um balão você está ensinando sobre força e movimento. Ensinando sobre o efeito do ar na água, com as bolhas e ainda estimula a coordenação motora.

4. Brincadeira com massinha ou fazê-la

Massinhas estimulam a criatividade e são muito fáceis de fazer. São ideais para ensinar sobre mistura de cores e ativar a criatividade da criançada. Você pode fazer várias porções de cores e misturá-las. Por exemplo, vermelho e amarelo dão origem ao laranja.

Como fazer massinha de modelar? Coloque em uma tigela uma xícara a farinha, meia xícara de sal, 1 xícara de água morna, 1 colher de sopa de óleo de cozinha e algumas gotas de corante alimentício. Depois é só mexer a mistura com uma colher de pau e, em seguida, amassar até ficar macia e homogênea. Para guardar, coloque em um saco plástico ou num pote grande de iogurte e ponha-a na geladeira.

Dessa maneira, você estará introduzindo habilidades culinárias, estimulação sensorial e a criatividade.

Considerações Finais

A ideia de brincadeira é algo que vem sendo utilizado há séculos para entreter e educar crianças. Vimos por que brincar é tão importante para as crianças e aprendemos algumas formas de garantir que elas aproveitem de forma intencional suas atividades lúdicas. A intencionalidade das brincadeiras é uma ótima forma de envolver seu filho, estimular a criatividade e até mesmo melhorar suas habilidades físicas, cognitivas e sociais. 

Bem-estar e entretenimento são dois aspectos importantes da vida.  Ambos devem ser feitos para tentar encontrar o momento certo para brincar com o seu filho. Brincar no parque, fazer massinha, ou encher um balão deve ser considerado quando se trata de saber se está ou não proporcionando saúde e entretenimento para seu filho. Boa diversão!

Você está aqui: