Vitamina D: benefícios para saúde física e mental

As células do seu cérebro requerem duas vezes mais energia do que as outras células do seu corpo. Sua mente é um dos órgãos mais importantes do seu corpo. Por isso, seu corpo precisa ser abastecido, portanto precisa de mais luz solar – como fonte de vitamina D!

Sabemos que para que seu corpo funcione corretamente, você precisa se expor à luz solar para aumentar os níveis de vitamina D. Estudos mostraram que existe uma forte correlação entre pessoas que trabalham depois da meia-noite ou em locais sem luz natural, como poços de minas ou fábricas escuras, e problemas de saúde mental como depressão, distúrbios do sono e outros problemas cognitivos.

Isso é resultado dos padrões de ritmo de vida distorcidos de hoje. Você sabia que existe o ritmo circadiano? É isso mesmo, o ritmo circadiano é o relógio interno de 24 horas que funciona no fundo do nosso cérebro. Nosso relógio interno alterna entre sonolência e estado de alerta em intervalos regulares.

Os benefícios para o organismo

O sol é uma das principais fontes que podem fornecer vitamina D ao seu corpo. Níveis baixos de vitamina D estão associados a várias deficiências cognitivas. Essas deficiências cognitivas incluem a capacidade de racionalizar e calcular valores numéricos. Excelente né!?

Além disso, a ingestão suficiente de vitaminas do complexo D também pode reduzir os riscos de desenvolver doenças que afetam indiretamente o funcionamento do cérebro, como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Aumentar o nível de vitamina D do seu corpo não é o único benefício que você pode obter com o aumento da sua exposição ao Sol. Assim, a exposição a mais luz solar também pode influenciar seu humor e saúde mental.

Vitamina D: associação com a depressão

A falta de vitamina D leva você ao cansaço demasiado, desmotivação e menos capacidade de se concentrar. Focar e permanecer motivado requer energia, e resistir às tentações e distrações também exige que você esteja de boa saúde.

Estudos recentes de parceria internacional entre a Finlândia, Austrália e dos Estados Unidos – publicado em julho no periódico Critical Reviews In Food Science and Nutrition, existe uma correlação entre a falta de vitamina D e exposição ao sol com a insônia – e esse quadro é muito comum a depressivos. Ou seja, o fato de não dormir bem interfere no nosso ciclo biológico.

Portanto, este é o seu recurso mais precioso. Assim, é primordial que você gaste algum tempo expondo-se ao sol todos os dias, se quiser manter seus níveis de energia física e mental.

Você está aqui: