Emagrecimento saudável: 5 alimentos que favorecem a perda de peso
Se você tem dificuldade de emagrecer saiba que pode ser culpa do metabolismo. A verdade é que o emagrecimento depende de cada corpo, pois cada organismo usa as calorias uma de forma diferente: uns precisam de muita energia para funcionar, outros não.
Sabemos portanto que perder peso não depende apenas de boa alimentação e prática de exercícios físicos. Como dissemos, o metabolismo pode ser um grande vilão para emagrecer. Isso significa que um conjunto de reações fisiológicas podem ser responsáveis por manter as funções básicas, como: respiração, circulação, etc.
Na prática, o metabolismo pode estar “lento”. Isso significa que seu corpo gasta menos calorias que precisa para funcionar bem. Portanto, para emagrecer precisamos aumentar nosso potencial de queima calórica. E a boa notícia é que podemos fazer isso de forma saudável através dos alimentos. Hoje nós vamos dar 5 super dicas de alimentos que pode ajudar a acelerar seu metabolismo.
1. Arroz integral
Todo mundo sabe que para emagrecer é importante ter uma alimentação saudável é importante ter no prato muita variedade. Quanto mais colorida a sua comida, mais prazeroso vai ser comer.
Certamente o arroz está sempre no nosso dia a dia, mas que tal substituí-lo pelo integral? O arroz integral possui muitas fibras, minerais e as vitaminas são resguardadas.
Da mesma forma, mais importante que o arroz integral é a mastigação, pois se não for triturado convenientemente, ou se for deglutido sem ser mastigado, o seu valor nutritivo torna-se nulo. Ou seja, o valor nutritivos será eliminado, similarmente, sem um bom aproveitamento e emagrecimento.
Assim sendo, não importa que se coma, o mais importante é reduzir o produto da mastigação. Buda dizia: “Comer os líquidos e beber os sólidos”.
2. Feijão
Muitos são os benefícios desse grão para a nossa saúde. Mas se você não come feijão porque acha que ele é calórico, saiba que o modo de prepará-lo é que o deixa calórico.
O feijão é rico em proteínas e não possui gordura saturada. Dessa maneira, não precisamos nos preocupar com o mau colesterol!
Inegavelmente, além das fibras, o feijão também é fonte de proteínas, que exercem maior efeito sobre a saciedade. Dessa forma, reduz a ingestão alimentar e favorece o emagrecimento.
A ingestão de proteína associada ao exercício físico regular pode favorecer a formação de massa muscular, que por sua vez, aumenta o gasto energético, favorecendo o emagrecimento.
Receita: Vinagrete de feijão fradinho
Ingredientes:
02 xícaras de feijão fradinho 03 tomates grandes 1⁄2 cebola branca 1⁄2 pimentão verde Tempero verde a gosto Uma pitada sal 04 colheres de sopa de óleo de oliva 08 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Modo de fazer:
Cozinhe o feijão fradinho apenas com água e sal. Deixe esfriar. Corte em cubinhos o tomate e a cebola. Pique o tempero verde. Acrescente o feijão fradinho cozido e tempere com o sal, azeite e vinagre. Esta receita também pode ser feita com o feijão branco.
Receita: Vinagrete de feijão fradinho
3. Peixes
Os peixes são reconhecidos por proteger as artérias e combater inflamações. Além disso, inesperadamente o ômega-3 vem surpreendendo os especialistas, por causa da sua ajuda também no emagrecimento.
A ação do ômega-3 contra a obesidade foi discutida no XV Congresso Latino-Americano de Nutrição, realizado há pouco no Chile. Os cientistas identificaram a importância de rechear o cardápio com peixes para favorecer o emagrecimento, principalmente o salmão e sardinha, só para exemplificar.
4. Granola
A granola é uma delícia, principalmente se adicionada ao iogurte. Tanto quanto gostosa, é saudável. Assim também a granola tem a função de facilitar o trânsito intestinal e fornecer minerais como o selênio. Mas, será que a granola pode ajudar a emagrecer?
Em síntese, a granola é um cereal integral que mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado e previne o diabetes. Ou seja, como resultado regulariza o intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres, além de favorecer o emagrecimento por exemplo.
Sob o mesmo ponto de vista, a mistura de frutas secas funcionais, como por exemplo os grãos integrais e nutritivos (linhaça), pois as sementes ricas em fibras e açúcar mascavo podem trazer diversos benefícios como reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois diminui a absorção de gorduras de outros alimentos.
Em princípio, outro fator favorável do consumo da granola é o controle da glicemia (o que previne doenças como diabetes), pois contém muitas fibras. Por isso, o poder de aumentar a saciedade por mais tempo, além de ajudar o aparelho digestivo a funcionar melhor.
A saber, muitos são os benefícios da granola: possui baixo teor de gordura e valores de importância à vida saudável. Note que, em 40 gramas de granola consumimos aproximadamente 6,5% de proteína, 25% de vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12 e também niacina, ácido fólico, ferro e zinco. Só para exemplificar, as mesmas 40 gramas contêm 129 quilo calorias, 4,9 gramas de proteínas, 23 gramas de carboidratos, 3,8 gramas de fibra alimentar total e 3,4mg de sódio.
5. Maça
Uma pesquisa recente, realizada na Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que a maça é uma excelente fruta aliada do emagrecimento. De acordo com os pesquisadores, uma maçã ingerida 15 minutos antes de uma refeição é muito mais eficiente no controle da fome do que medicamentos atenuadores de apetite.
Acima de tudo, a maça é um regulador de apetite, pois boa parte da fruta contém água e tem valor calórico. Afinal, uma maçã tem poucas calorias. São aproximadamente 60 calorias. Ao mesmo tempo que é rica fonte de minerais, fibras, vitaminas e baixa presença de gordura.
E as vantagens dessa fruta não param por aí. Além de ser mais eficaz e mais barata que os medicamentos para emagrecimento. Ah, e lembre-se que a casca também contém muitos nutrientes e fibras.
Essa verdadeira mágica proporcionada por um alimento tão natural e saboroso está ao alcance de todo o mundo, e sem receita médica.