Confira como evitar o envelhecimento e promover a longevidade no seu dia-a-dia

O envelhecimento é algo natural e até motivo para se orgulhar. Afinal envelhecer faz parte da vida. 

Na verdade, a quem diga que o envelhecimento é apenas um ponto de vista: pois existem jovens com hábitos envelhecidos e existem idosos com hábitos joviais e saudáveis.

Uma justificativa para isso é o estilo de vida que cada indivíduo leva. Afinal as causas do envelhecimento vão desde o estilo de vida, genética, níveis de estresse e exposição a radicais livres, por exemplo.

Mitos sobre o envelhecimento

1. Já estou velha demais para começar a malhar! Jamais é tarde para iniciar a prática de atividades físicas. Principalmente para atividade física, nunca é tarde para começar. Com a atividade física você vi perceber um melhoria no tônus muscular e na melhor qualidade de vida. Todavia, lembre-se de sempre consultar um médico para saber se sua saúde permite esforço físico.

2. Ficar velho é deprimente! Não tem nada haver depressão com envelhecimento. Existem muitos jovens acometidos pela depressão, ou seja, não é algo encontrado apenas em idosos. Todavia, o tratamento também está mais amplamente disponível agora desde que as pessoas admitam que precisam de ajuda. Na melhor idade, a depressão pode agravar porque as pessoas se desinteressam pela vida ou recusam a tratá-la e desenvolve ainda mais problemas de memória e aprendizado.

3. Envelhecer diminui  criatividade! É sempre bom lembrar que a criatividade não tem limite de idade. Ou seja, nunca é tarde para aprender ou incentivar a criatividade. Para incentivar a criatividade nos idosos,  comece a pintar, jardinar ou fazer outras atividades criativas. Sem dúvidas, serão grandes os benefícios para as pessoas mais velhas. Além de estimular a criatividade, vai desviar sua atenção dos pensamentos que possam ter sobre o envelhecimento físico, pois a mente ainda está ativa. 

4. As articulações envelhecem! Na verdade, as articulações não ficam rígidas quando você envelhece. Muitos jovens também enfrentam esse problema. Porém, a principal razão para a articulação rígida é a falta de exercício e não o envelhecimento. Se o seu médico permitir, faç uma caminhada todos os dias pela manhã e esse problema pode ser resolvido.

Maneiras comprovadas de promover a longevidade e retardar o envelhecimento

1. Exercícios físicos. Exercícios físicos regulares diminuem o risco de artrite, pressão arterial descontrolada, doenças cardíacas e colesterol. Afinal, esses fatores conjuntamente contribuem para o envelhecimento precoce. Ou seja, frequentar a academia regularmente pode evitar todos esses fatores, desde que tenha o acompanhamento de profissionais qualificados e do seu médico. Isso não significa fazer um treinamento duro quando seu corpo não permite ou mesmo não necessita disso.

2. Qualidade do sono. Em geral, o recomenddo é ter de 6 a 8 horas de sono adequado todas as noites. Um conhecido provérbio diz: “cedo para dormir, cedo para acordar torna a pessoa saudável, feliz e sábia . ” Sendo assim, um sono ruim pode levar ao mau comportamento do corpo. Sem dúvidas, o que significa que o corpo do jovem ou do idoso sempre estará cansado se o sono estiver privado. lém do mis, acarreta em problemas de irritação, problemas de saúde e maus hábitos alimentares também.

3. Evite bebidas alcóolicas. Entre os principais fatores que contribuem para o envelhecimento precoce do corpo o consumo de álcool é um dos primeiros da lista. Para promover longevidade, evite beber regularmente. Só para exemplificar, substitua suas bebidas alcoólicas por água e sucos frescos.

4. Use protetor solar. Na maioria das vezes, as pessoas pensam no filtro solar esporadicamente e não como opção diária. Afinal, os raios UV são prejudiciais para a pele. Isso porque eles afetam a camada externa da pele e promovem o envelhecimento precoce. Além disso, estimulam as linhas finas e rugas do seu rosto e manchas na pele mais cedo do que normalmente.

5. Alimente bem o seu corpo. Todos nós sabemos que somos o que comemos. Essa frase se tornou um clichê, mas é a mais pura verdade. Sua alimentação precisa ter os nutrientes necessários para mantê-lo saudável diariamente, inclua nozes, amêndoas e grãos integrais em geral. Similarmente, consuma ameixas secas, frutas cítricas e fontes de vitamina C, tomates, ovos, salmão, carne magra – que são fontes de proteínas, todos os dias. 

Conclusão

Resumidamente, adotar um estilo de vida positivo. Isso pode auxiliar a manter afastados os efeitos do envelhecimento. É comprovado que nossa capacidade de adaptar nossa mente é a chave para desfrutar de uma vida gratificante.

Só para exemplificar, no caso do envelhecimento, se você entende que o envelhecimento é ruim, você começa a entrar em um processo negativo. Afinal, o medo é uma emoção negativa e, quando você anexa essa emoção a qualquer experiência, ela acaba limitando o positivismo.

Além de manter a mente positiva, exercite a criatividade e da mesma forma, cuide da alimentação. Ou seja, pratique atividades físicas e evite ingerir fast-food, refrigerantes, bebida alcóolica, açúcares e qualquer outro tipo de comida com alto teor de calorias e baixa nutrição. Sobretudo, sempre consulte especialistas para manter a mente e o corpo sãos. Como resultado, irá garantir a longevidade dos seus dias.

Você está aqui: