Café: curiosidades, mitos e verdades

Que o café é um item presente na mesa de café da manhã, nos intervalos ou mesmo após o almoço dos brasileiros é um fato. Outro fato inegável é que o café do Brasil já é exportado e muito bem visto pelos estrangeiros – principalmente a produção de café arábica e conilon.

Segundo a Embrapa a safra brasileira de produção desse grão foi estimada em 2022. Esses números equivalem a 50,38 milhões de sacas de 60kg. Mas, fica a pergunta: será que o café é saudável? Mito ou verdade?

Café e seus mitos e verdades

Existem alguns benefícios do café para o organismo humano, dentre eles, o mais conhecido que é o combate ao sono. Isso é possível porque o café possui por conta da sua absorção rápida. E porque quando a cafeína chega no nosso cérebro, a adenosina – um neurotransmissor responsável pela sensação de cansaço – é bloqueada.  Por outro lado, aumenta a produção de dopamina, acetilcolina e adrenalina, que são hormônios que acionam o nosso estado de alerta.

De acordo com estudos da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, publicado na revista Nature Medicine, outro benefício desse grão está na prevenção do envelhecimento – devido suas propriedades antioxidantes.

Estudos publicados no periódico científico Proceedings of National Academy Sciences (PNAS), e também pela Queen’s University Belfast – mostraram que doses moderadas, algo em torno de 1 a 5 xícaras de café podem diminuir o risco de demência e de problemas cognitivos – o que é ideal para prevenir o Parkinson, o Alzheimer e até mesmo o câncer.

A relação com a hipertensão

Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP relacionou o consumo de cafeína e o risco de hipertensão.

O estudo avaliou quase 9 mil pessoas. Dessas, 1.285 participantes apresentaram alteração na pressão arterial. Porém, a conclusão do estudo é que o consumo de cafeína feito de forma moderada é mais benéfica que maléfica, desde que não associada ao tabagismo.

Curiosidades sobre cafeterias

Você sabia que em 1683, deu-se início do hábito de tomar um bom e saboroso cafezinho? Isso aconteceu no Império Otomano onde despejava-se água morna em uma xícara contendo café moído nos fundos. 

Todavia, existem registros que em 1802, o farmacêutico francês François Antoine Descroisilles criou dois recipientes sobrepostos que eram separados por um recipiente filtrante.  Esse inventor chamava a sua invenção de cafeolette.

Anos depois, em 1806, o químico e agrônomo francês Antoine Cadet de Vaux, criou a cafeteira de porcelana – algo surpreendente sobretudo para a época. 

O italiano Achille Gaggia inventou a máquina de café expresso em 1946 – e foi o marco revolucionário na forma de fazer nosso cafezinho.

E você já tomou seu cafezinho hoje?

Você está aqui: