Alimentação saudável baseada em plantas

Faz parte do desenvolvimento humano observar a necessidade de mudança dos comportamentos. Dessa forma, novos hábitos vão aumentando nossa atenção à saúde. Portanto, através de uma alimentação saudável podemos ter mais qualidade de vida.

Agora estamos enfrentando mudanças climáticas, insegurança alimentar e mais de 40% da nossa população está sofrendo de doenças crônicas.

Uma das ideias recentes apresentadas para melhorar nosso mundo e saúde é a nutrição baseada em plantas, com base em uma alimentação saudável. Pesquisas estão mostrando que os alimentos têm muito a contribuir para a nossa saúde. É também uma opção menos onerosa para a nossa sociedade do que comprar medicamentos.

O que é comer à base de plantas?

No mundo da nutrição, a alimentação saudável baseada em plantas está tendo uma grande parte da nutrição proveniente de vegetais, frutas, ervas, nozes, grãos integrais e também inclui legumes ou outras plantas.

Algumas pessoas são muito rígidas e optam por uma dieta vegana, por exemplo. Outros, contudo, ainda estão adicionando produtos de origem animal, como laticínios (vegetarianos). E tem ainda o outro extremo do espectro, aqueles que comem carne, aves e peixes ocasionalmente.

Benefícios de uma alimentação saudável baseada em plantas

Existem muitas razões para a escolha de uma nutrição baseada em vegetais. A primeira razão é, sem dúvidas, melhorar a saúde. Por isso, ao reduzir a ingestão de alimentos proteicos, você provavelmente alcançará a ingestão diária recomendada de proteínas sem ultrapassá-la. Além disso, um aumento no consumo de vegetais, grãos e feijões trará mais fibras à sua nutrição.

A segunda razão de uma alimentação saudável baseada em plantas é o sucesso no controle e perda de peso. Em geral, indivíduos que recebem nutrição vegetal tendem a consumir menos calorias do que indivíduos que consomem proteína animal. Isso ocorre porque a maioria de suas calorias é proveniente de opções mais saudáveis ​​e menos calorias.

A ciência por trás da alimentação saudável

Pesquisas mostram que precisamos de mais frutas e verduras em nossos pratos para prevenir doenças crônicas e controlar o peso. Nossa ingestão nutricional através de vegetais, frutas e fibras por exemplo, nos proporciona menos sódio, açúcar e proteína necessária para viver uma vida mais saudável.

Um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendava que uma ingestão diária de 400g de frutas e vegetais, por exemplo, contribui para a prevenção de doenças crônicas que incluem diabetes, doenças cardíacas, câncer e obesidade.

A alimentação saudável a base de plantas: frutas, vegetais e folhas é uma rica fonte de fibra. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir de 25g a 30g de fibra diariamente. Infelizmente, a maioria das pessoas não come o suficiente – o pode ter um impacto negativo nos intestinos e causar constipação ou hemorroidas.

Mitos sobre alimentação saudável

É um mito que as frutas, legumes ou folhagens não ofereçam a quantidade suficiente de nutrientes. Desde 2007, a Organização Mundial da Saúde indica que a diferença entre proteínas animais ou vegetais não é significativa. Por exemplo, ½ xícara de cereal de farelo (sem açúcar) oferece 14 g de proteínas para nosso organismo. Outro exemplo, é que em 1 xícara de soja assada seca encontramos 37 g de proteína.

A alimentação saudável baseada em vegetais pode ser para todos, a ideia principal não é “fazer dieta” ou remover algo da sua nutrição, mas sim adicionar mais vegetais, frutas, nozes, grãos integrais e legumes. Para aqueles que amam seu bife ou hambúrguer de vez em quando, você não precisa eliminar completamente os alimentos à base de animais, mas certamente pode reduzi-lo fazendo mais refeições à base de plantas.

Todavia, comer à base de plantas não é uma dieta, mas uma maneira de viver e ter uma alimentação saudável, então divirta-se!

Você está aqui: